- Área: 15400 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Aldo Amoretti, Olivier Rigal
-
Fabricantes: Fermacell, Zehnder
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando descobrimos o imenso céu e o planalto livre de qualquer restrição física, buscamos capturar a paisagem com uma forma simples e uma linguagem arquitetônica abstrata. A proximidade do lote em relação à borda de floresta nos levou intuitivamente a materiais primários e pareceu necessário criar, para esse local, um edifício que pousasse de forma leve sobre o chão. Para isso, escolhemos definir o projeto por meio de um exoesqueleto de aço.
Inserido em uma área quadrada de 80x80 metros, o edifício é aberto, receptivo e urbano, ao mesmo tempo que se vale de uma linguagem que aproxima e cria intimidade com a paisagem interiorana. A modulação de 3.05m x 2.10m feita com vigas em forma de "H" de 24x24 cm estabelece a linguagem e arquitetura do projeto como um todo. Sem pontos de apoio intermediários, as vigas estruturais de aço conectam as duas fachadas, vencendo um vão de 15 metros. Elas estão ligadas ao exoesqueleto por conectores de aço de 15x15 cm, com tamanho reduzido para limitar seu impacto.
A modulação estrutural foi montada como um grande conjunto Meccano. Por dentro do edifício, a estrutura permanece visível, lembrando, sempre que necessário, que a expressão da construção determina as regras e os significados.